Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Independência de pensamento, autonomia e direito à oposição política estão perdendo sua função crítica básica numa sociedade que parece cada vez mais capaz de atender às necessidades dos indivíduos através da forma pela qual é organizada. Nas condições de um padrão de vida crescente, o não conformismo com o próprio sistema parece socialmente inútil, principalmente quando acarreta desvantagens econômicas e políticas tangíveis e ameaça o funcionamento suave do todo.
MARCUSE, H. Ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
Qual é a característica da sociedade industrial do século XX apresentada no texto?
Gestão integrada.
Relativismo moral.
Desobediência civil.
Realidade unidimensional.
Desenvolvimento tecnológico.
A característica da sociedade industrial do século XX apresentada no texto é a alternativa “realidade unidimensional”, que se manifesta na falta de tensões no imaginário popular entre o que o mundo é e o que o mundo poderia ser. Tal escassez de mobilidade é operada por dois mecanismos principais: A estabilidade social gerada por garantias do estado de bem-estar social europeu e pela homogeneização dos objetivos e ideais de vida, na figura do consumo e no amortecimento da luta de classes. Nesse contexto, a conformidade social é garantida pela obsolescência do imaginário revolucionário, dando lugar a uma utopia individual, acomodada nos limites da democracia burguesa e na realização de sonhos pessoais.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!