Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Em decorrência da naturalização da inferioridade social da mulher e da concepção de justiça do Estado, baseada na igualdade abstratamente concebida, torna-se possível convencer o Estado burguês a conceber e implementar políticas públicas cujo conteúdo se define pela discriminação positiva de mulheres, embora isso aparentemente seja paradoxal.
SAFFIOTI, H.; ALMEIDA, S. S. Violência de gênero, poder e impotência.
Rio de Janeiro: Revinter, 1995 (adaptado).
No contexto atual, qual medida atende ao tipo de política pública abordada no texto?
Ampliação do sufrágio universal.
Diminuição da jornada de trabalho.
Extinção do crime de feminicídio.
Redução da licença-maternidade.
Criação de delegacia especializada.
O texto aborda a construção de uma imagem feminina inferiorizada na sociedade brasileira, o que reflete nas posições ocupadas por homens e mulheres em uma estrutura patriarcal. Afim de atenuar as desigualdades de gênero, o ideal de igualdade jurídica deve dar lugar à políticas públicas construídas para garantir equidade e promover a discriminação positiva citada no texto e perceptível na criação de delegacias específicas para a violência contra a mulher, por exemplo. As demais alternativas ou retiram direitos das mulheres (e não constroem equidade) ou não tratam da questão feminina em específico.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!