Questão 13 - Dia 1 - Verde - Enem 2025

Gabarito

Questão 13

Objetiva
13

— Vejo, disse ele com algum acanhamento, que o doutor não é nenhum pé-rapado, mas nunca é bom facilitar... Minha filha Inocência fez 18 anos pelo Natal, e é rapariga que pela feição parece moça de cidade, muito arisca linha de modos, mas bonita e boa deveras... Coitada, foi criada sem mãe, e aqui nestes fundões. [...]
— Ora muito bem, continuou Pereira caindo aos poucos na habitual garrulice, quando vi a menina tomar corpo, tratei logo de casá-la.
— Ah! É casada? perguntou Cirino.
— Isto é, e não é. A coisa está apalavrada. Por aqui costuma labutar no costeio do gado para São Paulo um homem de mão- cheia, que talvez o sr. conheça... o Manecão Doca... — Não, respondeu Cirino abanando a cabeça. 
— Pois isso é um homem às direitas, desempenado e trabucador como ele só... Fora estes sertões todos e vem tangendo pontes de gado que metem pasmo. Também dizem que tem bichado muito e ajuntado cobre grosso, o que é possível, porque é gastador nem dado a mulheres. Uma feita que estava aqui de pousada... olhe, mesmo neste lugar onde vocês inda agorinha, falei-lhe em casamento... isto é, dei-lhe uns toques... porque os pais devem tomar isso a si para bem de suas famílias; não acha?

— Boa dúvida, aprovou Cirino, dou-lhe toda a razão; era do seu dever.

TAUNAY, A. DE E. Inocência. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2024.

Nesse trecho, ao referir à sua filha, o pai de Inocência reproduz os ideais românticos, presentes na

Alternativas

  1. A

    valorização do ambiente rural na formação moral da mulher.

  2. B

    figura decorativa da mulher ante o protagonismo masculino.

  3. C

     equivalência de origem social para a harmonia do casal.

  4. D

     importância do dote como condição para o casamento.

  5. E

    aura de mistério sobre a identidade da jovem.

Gabarito:
    B

O pai fala da filha como alguém a ser “casada logo”, comenta sobre o pretendente e diz que “os pais devem tomar isso a si para bem de suas famílias”. Ele fala da moça como um objeto de negociação familiar, passiva e sem poder de decisão, “coitada, criada sem mãe”, e é ele quem decide com quem ela se deve casar, o que mostra a visão patriarcal e decorativa da mulher típica do Romantismo. 

Alternativa A → O trecho menciona o ambiente rural, mas não o associa à formação moral feminina. 

Alternativa C→ O pai menciona status, mas o foco não é equivalência, e sim adecisão unilateral dele. 

Alternativa D → O trecho não menciona dote. 

 Alternativa E→ Não há mistério sobre ela. 

13

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!