Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Moradores de Berlim protestaram contra a demolição de um trecho do muro que dividiu a cidade durante quase três décadas. Tratado como patrimônio cultural e histórico da cidade, o East Side Gallery, repleto de grafites emblemáticos, está na mira de uma construtora que pretende levantar um condomínio de luxo às margens do Rio Spree, que corta a cidade.
ALMEIDA, R. Alemães impedem demolição de último trecho original do muro de Berlim. Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 2 fev. 2021 (adaptado).
A demolição do símbolo histórico mencionado representa uma
violação da memória coletiva.
alteração das fronteiras políticas.
adesão à arquitetura neoclássica.
negação das influências orientais.
reorganização da mobilidade urbana.
A questão aborda a expansão imobiliária em Berlim e propõe uma reflexão acerca da importância do patrimônio cultural representado pelo muro para os alemães. Assim, ao se cogitar a construção de um condomínio e, por consequência, a possível demolição desse trecho da história berlinense, tal ato pode ser considerado uma violação da memória coletiva, pois os patrimônios culturais integram a dinâmica identitária dos povos. A manutenção do muro, bem como sua localização, constituem aspectos que compõem a memória coletiva alemã e mundial.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!