Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A ideia de êxodo urbano assume ares caricaturais. Pega a mais reduzida parte da pirâmide social e projeta para todos seus desejos defensivos. Se o êxodo urbano for compreendido como aquisição de uma segunda residência, então não estamos, de fato, falando de êxodo, mas da reversão de um excedente de renda de uma pequena fração da elite para as franjas metropolitanas. Se o êxodo urbano for compreendido como retorno aos municípios menos povoados, então não estamos, de fato, falando de êxodo urbano, mas de um movimento de migração de pessoas cuja estabilidade no emprego e a elevada renda lhes permitem simular, nas ilhas urbanas do interior agropecuário, a vida urbana metropolitana.
ARRAIS, T. A. O distópico êxodo urbano. Revista e, n. 11, maio 2021 (adaptado).
A crítica apresentada no texto evidencia uma dinâmica socioespacial marcada pela
valorização de tradições rurais.
redução de plantações agrícolas.
estagnação de atividades comerciais.
precariedade de infraestruturas rodoviárias.
seletividade de deslocamentos populacionais.
Ao qualificar o fenômeno com “ares caricaturais”, o texto aborda de forma irônica o êxodo urbano, isto é, o fluxo de saída de pessoas das áreas urbanas para áreas rurais. O centro da crítica apresentada diz respeito ao fato de que, além de um fluxo diminuto, tal movimento envolve somente uma fração da elite que pode se deslocar para as áreas limítrofes da expansão urbana para simular a vida urbana metropolitana em “ilhas urbanas do interior agropecuário”. Assim, tal movimento apresenta-se de forma oposta ao êxodo rural clássico, em que os trabalhadores foram expulsos do campo pela concentração de terras e pela mecanização, sendo o êxodo urbano um fluxo seletivo e voluntário possibilitado pelos privilégios econômicos dessa população, que se assenta, comumente, em condomínios fechados que reproduzem as facilidades de áreas urbanas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!