Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Adam Smith via o açougueiro e o padeiro não só como indivíduos buscando seus interesses financeiros, mas como pessoas moralmente motivadas dentro de uma sociedade. A base da moral era a empatia e o julgamento, instaurando uma distinção entre o que queremos fazer e o que sentimos que devemos fazer.
COLLIER, P. O futuro do capitalismo. Porto Alegre: LP&M, 2019.
O texto defende uma motivação capitalista para o campo dos negócios, na qual o lucro se mostra associado à
consolidação do poder político.
procura de satisfação subjetiva.
estruturação do monopólio comercial.
percepção de responsabilidade ética.
conquista do reconhecimento público.
A questão aborda a ética no âmbito do capitalismo e mostra a interpretação do autor sobre o que Adam Smith pensava a respeito do padeiro e o açougueiro no contexto capitalista. Ao final da citação, é possível verificar a diferença que o autor apresenta entre a ideia do que se quer fazer e o que se sente que se deve fazer, trazendo uma responsabilidade ética ao pensamento. O comando da questão e sua relação com o texto podem sugerir a interpretação de uma busca por satisfação subjetiva, alinhada à motivação capitalista no campo dos negócios. No entanto, o texto trata da ética e da moral nesse contexto, destacando aspectos que vão além do interesse individual.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!