Questão 55 - Dia 1 - Verde - Enem 2025

Gabarito

Questão 55

Objetiva
55

   O corpo de cidadãos é o poder supremo dos Estados. A supremacia pode residir ou num homem, ou na minoria ou em todos. Sempre que o Um, ou a Minoria, ou Todos governam, tendo em vista o bem-estar comum, essas constituições são justas; mas se procuram apenas o benefício de uma das partes, seja ela o Um, a Minoria ou Todos, estabelece-se um desvio.

ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Nova Cultural, 2003.

No excerto encontra-se a base da teoria clássica das três formas de governo representadas pela

Alternativas

  1. A

    tirania, oligarquia e república.

  2. B

    burocracia, autarquia e império.

  3. C

    ditadura, autocracia e anarquia.

  4. D

    plutocracia, tecnocracia e demagogia.

  5. E

    monarquia, aristocracia e democracia.

Gabarito:
    E

Em seu pensamento político, Aristóteles defende que cada Estado escolha a forma de governo que lhe for mais adequada, contanto que haja uma preocupação com o bem comum e que o(s) governante(s) seja(m) virtuoso(s). Sendo assim, a teoria das três formas de governo de Aristóteles estabelece que o “governo de Um” que visa ao bem-estar comum é a monarquia. Caso este “governo de Um” esteja corrompido, ou seja, pense no bem apenas do governante, estabelece-se uma tirania. O “governo de Minoria” que visa ao bem-estar comum é a aristocracia. Caso fosse um “governo de Minoria” que pensasse apenas no bem daqueles que governam, seria uma oligarquia. Finalmente, um “governo de Todos” que pensa no bem comum é a república ou politeia. Caso esse “governo de Todos” vise ao bem apenas dos governantes, se trataria de uma demagogia. A única alternativa que apresenta três formas de governo virtuosas lista a monarquia, a aristocracia e a democracia.

55

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!