Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A Impressão Régia do Rio de Janeiro foi criada pelo decreto de 13 de maio de 1808 para dar continuidade à nova sede do império português. A nova tipografia é criada em um momento no qual o projeto de reforma do império se transforma em um projeto de construção de um novo império português na América. Frente às tensões políticas que essa nova situação criava, a tipografia atuou na legitimação e sustentação daquele projeto político.
BARRA, S. H. S. A impressão Régia do Rio de Janeiro e a colonização dos sertões na construção do novo império português na América (1808-1822). Topoi, n. 31, jul.-dez. 2015 (adaptado).
A função política da tecnologia mencionada no texto favoreceu a nova sede do império português por
estabelecer as normativas ideológicas aos periódicos.
propagar as diretrizes administrativas às capitanias.
divulgar as conquistas às metrópoles europeias.
integrar as regiões territoriais ao poder central.
difundir as publicações às elites lusitanas.
A instalação da Corte lusa no Brasil em 1808 trouxe consigo várias medidas culturais, entre elas a criação da Imprensa Régia. Essa estrutura tinha por finalidade participar da construção do novo império português na América e integrar as províncias ao poder central, com um sistema de comunicação administrado pela Coroa a partir do Rio de Janeiro, nova sede do Império.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!