Questão 49 - Dia 1 - Verde - Enem 2025

Gabarito

Questão 49

Objetiva
49

     A “invenção” dessa nova anatomia política não deve ser entendida como descoberta súbita. Mas como uma multiplicidade de processos muitas vezes mínimos, de origens diferentes, de localizações esparsas, que se recordam, que se repetem, ou se imitam, apoiam-se uns sobre os outros e esboçam aos poucos a fachada de um método geral. Encontramos-los em funcionamento nos colégios, muito cedo; mais tarde, nas escolas primárias, no espaço hospitalar e na organização militar.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2011.

O texto indica o seguinte aspecto da disciplina como ferramenta política:

Alternativas

  1. A

    Expansão das técnicas de suplício.

  2. B

    Judicialização das relações de poder.

  3. C

    Dissolução das distinções de nobreza.

  4. D

    Capilarização das práticas de controle.

  5. E

    Espetacularização das medidas de penitência.

Gabarito:
    D

A disciplina, para Foucault, funciona como ferramenta de fabricação de corpos úteis (produtivos economicamente) e, ao mesmo tempo, dóceis (obedientes e passivos politicamente). De acordo com o excerto apresentado, as técnicas disciplinares não aparecem subitamente nem somente de maneira centralizada (como o óbvio poder estatal), mas, principalmente, de forma múltipla e “dissolvida” ou difusa nas estruturas sociais, por meios mais sutis, como a vigilância e a norma. Tais técnicas são práticas que serão aplicadas em grande parte nas chamadas “instituições disciplinares” citadas no texto, como a escola, o quartel e os hospitais psiquiátricos. Dessa forma, o texto ressalta que a disciplina se constrói como prática de controle, mas se estabelece, de maneira mais eficaz, principalmente quando capilarizada na sociedade.

49

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!