Questão 41 - Dia 1 - Verde - Enem 2025

Gabarito

Questão 41

Objetiva
41

     Em 1995, os Jenipapo-Kanindé quebraram a tradição da sucessão masculina e nomearam Maria de Lourdes da Conceição Alves como sua líder. Desde então, a Cacique Pequena guia o povo em grandes batalhas pelo direito à terra, educação, saúde e cidadania. Hoje, a anciã de 73 anos prepara duas filhas para lhe sucederem quando ela “tombar e pai Tupã a levar”.

     Hoje, 129 famílias do município de Aquiraz são reconhecidas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) como indígenas, principal luta de Pequena para o seu povo desde o início. “Em 1995, fui a Brasília e tive a oportunidade de conversar com o presidente da Funai. Pedi que mandasse o povo dele na aldeia para fazer o estudo da nossa mãe-terra e de nós”. Dois anos depois, vieram os antropólogos, que concluíram: “Nós éramos índios sim!”, ela diz.

     Há cerca de oito anos, Pequena adoeceu e ficou entre a vida e a morte. Nesse momento, precisou escolher, entre as 16 filhas, quem assumiria sua missão quando partisse. Reunida, a família decidiu sobre a sucessão. “Disseram que, como eu fui a primeira cacique mulher do Ceará, acharam melhor eu colocar duas filhas”.

Disponível em: www.secom.ce.gov.br. Acesso em: 15 set. 2021 (adaptado).

Ao abordar a realidade da etnia Jenipapo-Kanindé, essa reportagem cumpre uma função social quando destaca o(a)

Alternativas

  1. A

    quantidade de famílias indígenas em Aquiraz.

  2. B

    força da tradição nas comunidades indígenas.

  3. C

    estudo sobre a demarcação das terras indígenas.

  4. D

    protagonismo feminino na linha sucessória desse povo.

  5. E

    reconhecimento dessa comunidade pelo governo brasileiro.

Gabarito:
    D

Logo no início do texto, a questão do protagonismo feminino é evidenciada, uma vez que está escrito que os Jenipapo-Kanindé “quebraram a tradição da sucessão masculina” em 1995. Além disso, ao final da reportagem, há uma fala em discurso direto da Cacique Pequena, dizendo que “acharam melhor eu colocar duas filhas” na linha de sucessão, reforçando, assim, a função social abordada pela reportagem. 

41

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!