Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Margot Robbie foi criticada por "não ser bonita o suficiente" para interpretar a Barbie. Recentemente, Paolla Oliveira foi chamada de gorda. Só fico pensando o que serei eu com mais de 50 (também no peso), com a minha aparência comum. O corpo da mulher vive um reality show permanente: é sempre vigiado e fiscalizado, como se fosse domínio público. A mulher que não atender aos estereótipos está sujeita a sofrer penalidades básicas, como distúrbios, obsessões, medo do próprio corpo e, é claro, dietas à base de rúcula. "A dieta é o sedativo politico mais potente na história das mulheres", escreveu Naomi Wolf, em 1991. A regra é não haver singularidade, mascarar a passagem do tempo, imobilizar a beleza (já imaginou como isso seria enfadonho?). O mandamento é obedecer às regras sociais do bom comportamento corporal, "como deve ser", não nos atos, mas na forma.
KORICH, B. S. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 22 jan. 2024 (adaptado).
Nesse texto, para introduzir a ideia de que a fiscalização permanente sobre o corpo afeta todas as mulheres, a autora
faz um comentário sobre sua própria imagem.
destaca avaliações particulares entre parênteses.
cita um formato de programa influente no segmento da beleza.
utiliza declaração de uma jornalista como argumento de autoridade.
enumera críticas à aparência de mulheres consideradas padrões de beleza.
A fiscalização permanente sobre o corpo – tema central do texto – aparece, a princípio, por meio de uma breve enumeração: a autora apresenta críticas dirigidas a mulheres famosas que, em tese, se enquadram nos padrões de beleza. Ao citar que Margot Robbie (a “Barbie típica” do filme “Barbie”) foi considerada “não bonita o suficiente” e que Paolla Oliveira (até recentemente rainha de bateria de uma grande escola de samba) foi chamada de gorda, a autora abre o texto mostrando como até mulheres reconhecidas por sua beleza são alvo de julgamentos constantes. Essa estratégia é justamente a de listar exemplos de ataques à aparência de mulheres consideradas bonitas, evidenciando que o problema é generalizado. As demais alternativas não correspondem ao modo como o tema é introduzido: a autora não inicia fazendo um comentário pessoal, não utiliza parênteses como recurso central de introdução do tema, não começa citando uma autoridade e tampouco usa, no início, uma declaração de formador de opinião. Assim, a enumeração das críticas às mulheres dentro dos padrões é o mecanismo introdutório predominante, justificando a alternativa E.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!