Questão 50 - Prova V1 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 50

Objetiva
50

     Entre os deveres de todo devoto do Islã está a obrigatoriedade de pelo menos uma vez na vida fazer uma peregrinação a Meca, cidade sagrada na qual Maomé primeiro pregou a religião. Nem todos podiam fazer a peregrinação, mas muitos faziam, geralmente juntando-se às caravanas que percorriam o Saara, chegando a Meca a partir do Cairo. Essa circulação de pessoas, que entravam em contato com os lugares nos quais era intenso o ensino do Islã, criava vínculos entre todo o mundo muçulmano do Sael, norte da África e península Arábica. Os ensinamentos islâmicos eram ainda reforçados pela ação dos ulemás, estudiosos do Alcorão que se assentavam em algumas cidades ou passavam períodos em diferentes lugares. As escolas corânicas, nas quais os meninos liam e decoravam o Alcorão, também eram lugares de atuação dos ulemás, que mantinham vivo o ensino do Islã.

Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007.

Ao tratar do islamismo na Idade Média, o texto caracteriza

Alternativas

  1. A

    a transformação abrupta nas práticas e hábitos religiosos dos fiéis e o autodidatismo do ensino religioso na alfabetização de adultos e crianças.

  2. B

    o fanatismo dos líderes religiosos e a exigência contínua de obediência e subserviência dos fiéis que desejavam alcançar a salvação.

  3. C

    a igualdade de gêneros na formação religiosa de crianças e adultos e a ausência de preocupação com a unidade institucional da religião.

  4. D

    o caráter educativo e doutrinário das peregrinações dos fiéis e a homogeneidade da origem étnico-racial do conjunto dos fiéis.

  5. E

    a disposição de ampliar o conhecimento de textos religiosos pelos fiéis e a formação de redes de relações entre povos e grupos sociais distintos.

Gabarito:
    E

A questão é essencialmente interpretativa, fornecendo os dados necessários para a resolução no corpo do texto apresentado no enunciado. Como dito no excerto, ao longo de sua expansão, o Islã estruturou uma verdadeira rede de estudos e divulgação do Islã, espalhada pelo imenso território dominado pelos muçulmanos a partir de meados do século VII.  

Além disso, o dever de peregrinação do fiel para a cidade sagrada de Meca ao menos uma vez na vida (o Hajj, um dos pilares do Islã), proporcionou o desenvolvimento de rotas de apoio aos peregrinos, estabelecendo locais de descanso, alimentação e fortalecimento de relações entre os fiéis de diferentes localidades. 

Por último, o texto destaca o papel das escolas corânicas e dos ulemás no estudo, no aprofundamento e na divulgação dos ensinamentos do Islã. 

Alternativa A: incorreta. Para além do texto, pode-se destacar que o Islão desenvolveu um processo de relativa tolerância durante o período de formação de seu império, principalmente em relação aos “povos do livro” (judeus e cristãos), permitindo que práticas religiosas distintas dos ensinamentos do Islã continuassem ativas mediante negociações, tributações e certas adequações.

Alternativa B: incorreta. O texto não caracteriza os líderes religiosos do Islã medieval como fanáticos e intolerantes. Considerando que o comando da questão demanda a alternativa que expressa a visão do texto sobre o Islã, a alternativa B está incorreta. 

Alternativa C: incorreta. Em nenhum momento, o texto aborda a questão de gênero. Além disso, o texto reforça uma preocupação com a unidade institucional do Islã ao descrever como as escolas corânicas e os ulemás atuavam para divulgar a religião.

Alternativa D: incorreta. Devido ao seu amplo caráter territorial, a área de dominação muçulmana era caracterizada por uma grande diversidade de povos, deixando evidente o caráter heterogêneo de sua população. 

50

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!