Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O indígena sofre menos sob a República do que sob a dominação espanhola? Não existem mais corregimientos nem encomiendas, mas persistem os trabalhos forçados e os recrutamentos. O sofrimento que lhe provocamos basta para descarregar sobre nós a execração dos seres humanos. Nós o conservamos na ignorância e na servidão, o envilecemos no quartel, o embrutecemos com o álcool, o lançamos a destroçar-se nas guerras civis e, de tempos em tempos, organizamos caçadas e matanças.
Manuel González Prada. “Nuestros índios”. In: Ideas en torno de Latinoamérica. México: UNAM, 1986. Adaptado.
O excerto, extraído de um texto publicado no início do século XX pelo peruano Manuel González Prada,
identifica mudanças na condição dos indígenas após a emancipação política, mas afirma a persistência de sua exploração no trabalho e de sua marginalização social.
valoriza a ativa participação dos indígenas no processo de emancipação política, mas admite a dificuldade política de incorporá-los à nova ordem social.
reconhece os crimes contra os indígenas cometidos durante a colonização espanhola, mas enfatiza a melhoria nas relações sociais e na condição indígena sob a República.
defende a persistência da exclusão social dos indígenas na República, mas a justifica em função das heranças recebidas do período de colonização espanhola.
critica a obrigatoriedade do alistamento militar dos indígenas, mas insiste na importância de sua participação e de seu envolvimento na construção da República.
A partir do excerto extraído do texto do autor peruano Manuel González Prada, é possível identificar que, apesar de algumas mudanças na condição dos povos indígenas com a independência da América Espanhola – como o fim das encomiendas –, ocorreu a persistência da exploração do trabalho indígena, o que manteve esses povos em condição de marginalização social no pós-independência, conforme abordado na alternativa A da questão.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!