Questão 90 - Prova V2 - Fuvest 2025

Gabarito

Questão 90

Objetiva
90

     “A mídia digital é uma mídia da presença. A sua temporalidade é o presente imediato. A comunicação digital se caracteriza pelo fato de que informações são produzidas, enviadas e recebidas sem mediação por meio de intermediários. Mediação e representação são interpretadas como não transparência e ineficiência, como congestionamento de tempo e de informação.

     Uma mídia eletrônica de massa clássica como o rádio só permite uma comunicação unilateral. O destinatário da mensagem é condenado à passividade.

     Hoje não somos mais destinatários e consumidores passivos de informação, mas sim remetentes e produtores ativos. Não nos contentamos mais em consumir informações passivamente, mas sim queremos produzi-las e comunicá-las ativamente nós mesmos. Somos simultaneamente consumidores e produtores.”

HAN, Byung-Chul. No enxame: Perspectivas do digital. São Paulo: Editora Vozes, 2018. p.35-36 (Adaptado).

Segundo o texto, a mídia digital distingue-se da mídia de massa tradicional por

Alternativas

  1. A

    reforçar a separação entre consumidor e produtor, resultante da ampliação da comunicação unilateral na internet.

  2. B

    apostar na passividade do público, que precisa de um mediador para poder comunicar informações ativamente.

  3. C

    gerar excesso de informação, que consolida estrutura capaz de condenar todos os consumidores à passividade.

  4. D

    provocar presentificação, decorrente da dissolução dos intermediários e da combinação dos papéis de consumidor e produtor.

  5. E

    dissolver a distinção entre produtor e consumidor, causadora de congestionamento de tempo e de informação.

Gabarito:
    D

Segundo o texto, diferentemente da mídia de massa tradicional, a mídia digital “é uma mídia de presença”, de “presente imediato”. Isso ocorre, conforme o texto, porque atualmente a comunicação digital produz informações que são enviadas e recebidas sem que haja alguém para fazer a intermediação e também porque o indivíduo é, ao mesmo tempo, consumidor e produtor ativo de conteúdo. 

90

Downloads

  • Provas

  • Outros arquivos

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!