Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Observe as imagens de satélite que indicam o desmatamento de 12.272 hectares no município de Formosa do Rio Preto (BA), região do MATOPIBA, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, no período 2019-2022.
MapBiomas. 2023. Relatório de desmatamento no Brasil (Adaptado).
Com base na análise temporal das imagens, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o bioma correspondente à região do MATOPIBA, a atividade econômica desenvolvida nesse local e o possível impacto ambiental negativo decorrente de tal atividade.
Cerrado, agropecuária e processos erosivos.
Cerrado, silvicultura e contaminação do solo.
Amazônia, mineração e poluição das águas.
Caatinga, pastagem e impermeabilização da superfície.
Caatinga, extrativismo e perda de biodiversidade.
A região demarcada e identificada como MATOPIBA pertence ao cerrado, área estabelecida como parte do arco do desmatamento, em meio à expansão da atividade agropecuária, que de forma intensiva se expande por toda a borda do bioma amazônico.
Na região, as commodities agrícolas – como soja, milho e algodão – e a expansão da pecuária, principalmente de corte, são condições para a intensificação de processos erosivos e de perda de fertilidade do solo em meio ao desgaste promovido por essas atividades, sem que haja um processo eficiente de manejo na recuperação do solo e uma preservação estratégica das unidades de conservação.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!