Dissertativa 9 - 2ª Fase - Dia 1 - Unesp 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 9

Dissertativa
9

Texto 1

   Perguntar-se sobre o que é a filosofia é uma questão complexa, porque o conteúdo mesmo da filosofia mudou ao longo do tempo. [...] Qual é a razão de a filosofia ter conteúdos e interesses tão diferentes? Temos duas tentativas de resposta, a primeira está relacionada ao homem que faz filosofia; a segunda à filosofia em si mesma. [...] É propensão do ser humano aceitar ideias que circulam no seu lugar onde foi criado e rejeitar aquelas que vêm de fora.

(Barbara Botter. Fazer filosofia: aprendendo a pensar com os primeiros filósofos, 2013.)

Texto 2

A filosofia sempre será polifonia1, dissonância2, convivência com o ruído da vida. Para fazer filosofia é preciso transformar nossas mentes em laboratórios imaginários a fim de realizar experimentos mentais, percorrer labirintos que podem não ter saída e, no entanto, estarmos sempre dispostos a recomeçar a tarefa do pensamento.

(João de Fernandes Teixeira. Por que estudar filosofia?, 2016. Adaptado.)

¹ polifonia: combinação de múltiplos sons ou vozes que se desenvolvem simultaneamente.
² dissonância: falta de harmonia, de acordo ou de combinação agradável.

a) Segundo os textos, por que é difícil definir o que é filosofia? Como o texto 1 justifica tal dificuldade?

b) De acordo com o texto 2, como se caracteriza a atitude filosófica? De que maneira essa atitude faz do filosofar um exercício permanente de pensamento?

Resolução:

a)    De acordo com o texto, o desafio de estabelecer uma definição para a Filosofia é deveras complexo, dado que a atividade filosófica é dinâmica por excelência, assim como é permeada por transformações implacáveis que variam de acordo com os diversos contextos sociais e culturais que, por sua vez, são engendrados por uma gama distinta de espaços geográficos e históricos. Essa condição permite compreender os mais distintos interesses e conteúdos diversos que constituem a atividade filosófica. Ademais, a inerente complexidade da Filosofia também decorre das ações de aceitação e desprezo acerca dos elementos da realidade que estão implicados nos mais variados indivíduos que se propõem a filosofar.

b)    Segundo a perspectiva do texto III, em seu âmago, a ação de filosofar consiste em lidar com a inevitável pluralidade que a realidade desencadeia nos processos analíticos que se dispõem a compreendê-la. Assim, a Filosofia precisa acolher a dissonância de perspectivas e princípios de seus agentes da mesma forma que tem que lidar de forma rigorosa com as incertezas sem que esmoreça numa condição de letargia reflexiva. Desse modo, o pensar filosófico expressa uma espécie de “laboratório mental” aberto as dúvidas, erros e recomeços enquanto um instrumental filosófico incessante.

9

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!