Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Analise o desenho do uruguaio Joaquín Torres-García, realizado em 1943 e intitulado Escola do sul.

(Museu de Arte Moderna, Nova Iorque. Latin American Artists of the Twentieth Century, 1993.)
a) Com base no desenho, apresente uma característica do contexto mundial e uma do contexto nas Américas no período em que o artista produziu a obra.
b) Apresente dois significados produzidos pelo desenho, relativos à ideia e ao lugar da América Latina no continente americano.
a) Dentro do contexto internacional, é importante destacarmos a Segunda Guerra Mundial, que entrava em sua fase final na luta contra as forças do Eixo (o fascismo italiano, o nazismo alemão e o império japonês).
Em um contexto americano, imperava um processo de aproximação e de controle dos Estados Unidos sobre os países ao sul. Após o fim da agressiva aproximação militar da política do Big Stick, o presidente Franklin D. Roosevelt se utiliza do Smart Power para criar a Política da Boa Vizinhança e gerar uma ponte cultural para a aproximação diplomática com os países latino-americanos.
b) A ideia da obra "Escola do Sul" é inverter o mapa da América do Sul para mostrar uma autonomia e independência do continente, não atrelando este a nenhum outro e nem demonstrando submissão ou subordinação.
Além disso, a obra (que na sua ideia carrega o slogan "Nosso Norte é o Sul"), nos leva à luta pelo fim das influências e intervenções europeia e estadunidense, que também na década de 1940 viam a América Latina como território subordinado e/ou indiretamente colonizado.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!