Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

No problema 44 do Papiro de Rhind, um dos documentos mais antigos sobre problemas matemáticos, seu autor, Ahmes, propõe a seguinte fórmula para o cálculo do volume V de um celeiro em formato de tronco de pirâmide reta, de base quadrangular, usando um cubo de aresta 10 u (unidades de comprimento) em seu interior: , em que denota a área da base menor e h a altura do tronco de pirâmide.

(Gay Robins e Charles Shute. The Rhind mathematical papyrus: an ancient egyptian, 1987, Adaptado)
a) Calcule o volume, em u³, do tronco de pirâmide não ocupado pelo volume do cubo de aresta 10 u, levando em conta a fórmula de Ahmes.
b) Considere que a fórmula do volume de um tronco de pirâmide seja dada por , sendo h a altura do tronco e e as áreas das bases maior e menor do tronco, respectivamente, e que a fórmula de Ahmes reproduza corretamente esse cálculo. Determine uma equação quadrática da forma , em que b e c são números inteiros, que tem como uma de suas raízes o valor, em u², da área da base maior do tronco de pirâmide que representa a forma do celeiro no problema 44 do Papiro.
a) Seja (VT) o volume do tronco de pirâmide e (VC) o volume do cubo, citados no enunciado. Assim:
i) pela fórmula de Ahmes:
ii)
Desta forma, o volume (V) do troco de pirâmide não ocupado pelo cubo será dado por:
b) Considerando-se que a fórmula do volume de um tronco de pirâmide seja dada por , sendo h a altura do tronco e e as áreas das bases maior e menor do tronco, respectivamente, e que a fórmula de Ahmes reproduza corretamente esse cálculo, tem-se:
Admitindo-se , tem-se a seguinte equação:
Para , elevando-se os dois membros da equação ao quadrado, tem-se:
Desta forma, a equação pedida será dada por:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!