Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Leia o trabalho da grafiteira e muralista Simone Siss (Texto 1), reconhecida por abordar temáticas femininas em sua obra.
Texto 1
(SISS, S. O que tenho dentro de nós. Grafite em muro no centro de Campinas. 2024. Reprodução fotográfica.)
Texto 2
Maria era uma boa moça
Pra turma lá do Gantois*
Era Maria vai com as outras
Maria de coser, Maria de casar
Porém o que ninguém sabia
É que tinha um particular
Além de coser, além de rezar
Também era Maria de pecar
(Fragmento da canção Maria vai com as outras, de Vinícius de Moraes e Toquinho, gravada em 1971.)
------
* Um dos principais terreiros de candomblé da cidade de Salvador. Pronuncia-se gantoá.
A partir da forma e do significado da expressão “maria vai com as outras”, podemos afirmar que
o texto 1 e o texto 2 a ressignificam, visando tanto subverter o senso comum sobre a condição feminina na sociedade quanto introduzir uma perspectiva a partir da qual a mulher seja vista como a responsável por suas escolhas.
o texto 1 preserva o sentido da expressão, no intuito de valorizar o lugar da mulher na produção artística, enquanto o texto 2 o altera para mostrar uma personagem em dissonância com as expectativas da sociedade.
enquanto o texto 1 altera a forma da expressão para lhe atribuir um valor positivo na associação com outras mulheres, o texto 2 explora o sentido original da mesma expressão e singulariza a personagem retratada.
o significado da expressão é preservado tanto no texto 1 quanto no texto 2, mas a sua forma é alterada para destacar a figura feminina como tendo uma personalidade própria, que não se deixa influenciar por outras mulheres.
No grafite, há uma utilização paródica da expressão de senso comum “Maria vai com as outras”, frequentemente empregada em sentido pejorativo para se referir a uma pessoa influenciável. Assim, o grafite retrabalha a expressão para criar uma ideia de união e coletividade, enaltecendo, portanto, a associação entre mulheres. O segundo texto, porém, faz uso do senso comum em sentido original, criando a imagem de uma moça vista como alguém ordinário, semelhante a qualquer outra mulher – esse uso da expressão, entretanto, é feito de modo provocativo, tendo em vista que o restante do texto particulariza a garota, contrastando com a imagem social que os demais possuem dela.
oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!