Questão 10 - Unicamp - R e W - Unicamp 2025

Gabarito

Questão 10

Objetiva
10

Em 2004, Néstor Kirchner - presidente argentino à época – cedeu à sociedade civil a Escola de Mecânica da Marinha (ESMA), um antigo centro clandestino de detenção e tortura durante a ditadura (1976 e 1983). O motivo era a construção de uma espécie de museu nacional da memória das atrocidades cometidas pelo regime. Entre as imagens das mães e avós da Plaza de Mayo, entre organizações de luta que celebravam o reconhecimento de um trabalho sustentado por décadas, emergia ao lado do palco uma imagem disruptiva: um poncho vermelho. Destacava-se um rosto indígena. Era um dos líderes do Movimento Indígena Argentino; o líder pedia a inclusão dos povos originários no futuro museu: "A questão não é – como os antropólogos fazem – simplesmente sermos incluídos em um museu, como se estivéssemos apenas sendo adicionados. Queremos fazer parte da história nacional."

(Adaptado de RUFER, M. Nación y condición pos-colonial. In: BIDASECA, K. (Org.) Genealogías críticas de la colonialidad en América Latina, África, Oriente. Buenos Aires: CLACSO, 2016.)

Tendo em vista seus conhecimentos sobre memória política na Argentina e considerando as informações do texto, é correto afirmar que

Alternativas

  1. A

    os indígenas se posicionam – nas disputas pela memória nacional da Ditadura – abertamente contra o movimento das Mães e Avós da Plaza de Mayo.

  2. B

    os indígenas – ao incorporarem perspectivas marginalizadas, como as dos povos originários – querem fazer parte da construção do museu para a expansão da história nacional. 

  3. C

    as lideranças indígenas – para dar visibilidade às suas identidades étnicas – propõem que a memória da nação seja apagada no antigo edifício da ESMA. 

  4. D

    nos protestos contrários à ocupação – para transformação em espaço de memória – do antigo edifício da ESMA, os ativistas indígenas defendem a redução temática do museu. 

Gabarito:
    B

A questão aborda uma temática importante e bastante recorrente nos vestibulares: a questão das ditaduras latino-americanas e o processo de constituição do espaço da memória destes períodos autoritários. Além de apresentar, de forma breve, as terríveis funcionalidades da Escola de Mecânica da Armada (ESMA) na Argentina durante a ditadura militar, a questão apresenta um componente acerca dos povos indígenas, que também reividicam a necessidade de um olhar para sua história e o processo de integração à sociedade argentina. Para além da memória dos que morreram na ditadura, os povos orignários devem ser levados em consideração após séculos de silenciamento e esquecimento. 

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