Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Quem viajou de avião já ouviu o famoso aviso: “Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente acima do seu assento. Puxe uma das máscaras, coloque-a sobre o nariz e a boca e respire normalmente (...)”. Porém, ao invés de aviões conterem cilindros de oxigênio que alimentam as máscaras, esse gás é gerado por meio de uma reação química. No compartimento sobre cada passageiro encontra-se um reservatório contendo um sal como o clorato de sódio () que, ao se decompor, produz oxigênio (), cloreto de sódio () e calor. O clorato de sódio é estável em temperatura ambiente, e sua decomposição só se inicia quando o passageiro puxa a máscara, o que dispara um gatilho que gera calor suficiente para iniciar a reação que, então, se mantém autossuficiente até consumo total do reagente.
Essa reação de geração de oxigênio
é endotérmica, pois se inicia somente em altas temperaturas.
é uma reação de oxirredução na qual o cloro é oxidado e o oxigênio é reduzido.
deve possuir uma baixa energia de ativação para ser ativada nas baixas temperaturas das altitudes elevadas.
deve ser exotérmica o suficiente para manter a temperatura alta após iniciada.
é uma reação de oxirredução na qual o sódio é reduzido e o oxigênio é oxidado.
De acordo com o texto: “a sua decomposição só se inicia quando o passageiro puxa a máscara, o que dispara um gatilho que gera calor suficiente para iniciar a reação que, então, se mantém autossuficiente até o consumo final do reagente”.
Ou seja, a reação se mantém sozinha após o calor inicial, porque libera calor.
Além disso, o texto diz: "o clorato de sódio () que, ao se decompor, produz oxigênio (), cloreto de sódio () e calor". Assim, enfatiza-se a liberação de calor da reação.
Esse comportamento é típico de reações exotérmicas, que continuam ocorrendo porque o calor liberado mantém a temperatura alta e sustenta a reação.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!