Questão 43 - Prova V4 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 43

Objetiva
43

     A uberização nomeia um novo tipo de gestão e controle da força de trabalho. Resultando das formas contemporâneas de eliminação de direitos, transferência de riscos e custos para os trabalhadores e novos arranjos produtivos, ela em alguma medida sintetiza processos em curso há décadas, ao mesmo tempo em que se apresenta como tendência para o futuro do trabalho. O tema ganha visibilidade com a formação de enormes contingentes de trabalhadores controlados por empresas que operam por meio de plataformas digitais. O desafio contemporâneo frente a esse novo tipo de organização envolve elementos complexos e armadilhas teórico-políticas. Reside em compreender as plataformas digitais como um novo meio poderoso pelo qual as relações de trabalho vêm se reestruturando, sem, entretanto, incorrer em um determinismo tecnológico que mistifique os processos sociais que envolvem décadas de flexibilização e transformação no trabalho, e que se materializam nas plataformas digitais, embora de forma obscura. Com base nessa perspectiva, o desafio também reside na compreensão de uma tendência que precede e ultrapassa as plataformas digitais, relacionada ao elemento central da uberização, qual seja, a consolidação e gerenciamento de multidões de trabalhadores como trabalhadores just-in-time. Essa condição do trabalho envolve um novo tipo generalizável de remuneração por peça que conserva sua centralidade nas formas de exploração capitalistas, mas atualiza seus elementos, demandando a compreensão das permanências, transformações e tendências que se desenham no presente ou como futuro possível e provável do trabalho. 

ABÍLIO, L. C. et al. “Uberização e plataformização do trabalho no Brasil:
               conceitos, processos e formas”. Sociologias, v. 23, n. 57, 2021.

A expressão just-in-time, destacada no texto, refere-se, no contexto da discussão, a uma modalidade de trabalho

Alternativas

  1. A

     com escala fixa.

  2. B

     filantrópico.

  3. C

     híbrido.

  4. D

     sob proteção legal.

  5. E

     sob demanda.

Gabarito:
    E

O processo de produção TOYOTISTA, estabelecido a partir da década de 1970, inaugurou a produção just-in-time, modelo que se caracteriza pela produção mediante a demanda, uma vez que os processos prévios de análise de mercado possibilitam uma projeção de produção ou de uso de trabalhadores no processo de produção e serviços. Esse modelo, estabelecido em meio às práticas da economia neoliberal, busca reduzir o custo do processo produtivo e o vínculo empregatício entre contratante e contratado, estabelecendo, assim, como elemento principal a prestação de serviço na relação de produção. 

43

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!