Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Macedônia do Norte
Acordo entra em vigor e país muda oficialmente de nome
Entrou em vigor, em 2019, o acordo que determina a mudança de nome da Macedônia para Macedônia do Norte. A troca põe fim — ao menos por enquanto — no impasse entre essa antiga república da Iugoslávia e a vizinha Grécia. O governo grego se opunha ao uso do nome Macedônia pelo novo país vizinho porque a Grécia tem uma província no norte com o mesmo nome. Por causa desse impasse, a Grécia bloqueou as negociações de adesão de seu vizinho à União Europeia. Depois de negociações, as duas partes chegaram a um acordo.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado).
Para o país originado da antiga Iugoslávia, a mudança de nome é uma estratégia política para
criar a moeda própria.
proteger a cultura local.
subjugar a minoria étnica.
expandir o território nacional.
intensificar a integração regional.
A mudança de nome da República da Macedônia para República da Macedônia do Norte, ocorrida em 2019, resolveu uma longa disputa daquele país com a Grécia sobre o uso da palavra “Macedônia”.
Desde a independência do país, em 1991, o governo grego argumentava que o nome indicava possíveis pretensões sobre sua própria região chamada Macedônia e sobre a herança histórica ligada a Alexandre, o Grande. Devido a esse impasse, a Grécia bloqueou durante anos a entrada daquele país em organizações internacionais como OTAN e União Europeia. Após intensas negociações, os dois governos assinaram o Acordo de Prespa em 2018, pelo qual o país aceitou mudar oficialmente seu nome para Macedônia do Norte e a Grécia retirou suas objeções. Com a mudança, o país conseguiu avançar seu processo de integração regional encerrando uma disputa que durou quase três décadas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!