Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O retrato como gênero da pintura ocidental ficou vinculado às elites, tornando invisíveis as populações que não faziam parte do círculo dominante. Num país de tradição escravocrata e colonizado por europeus como o Brasil, pouquíssimas pessoas negras e indígenas foram retratadas em pintura, e menos ainda identificadas com seus nomes nos retratos. Daí a importância, para a história da arte e para a história brasileira, dos retratos de Dalton Paula.

Figura 1
PAULA, D. Zeferina. Óleo sobre tela, 59 × 44 cm. Masp, São Paulo, 2018.

Figura 2
PAULA, D. João de Deus Nascimento. Óleo sobre tela, 59,5 × 44 cm. Masp, São Paulo, 2018.
Disponível em: www.masp.org.br. Acesso em: 5 maio 2024 (adaptado).
Ao dar protagonismo a Zeferina e a João de Deus Nascimento, o artista Dalton Paula evidencia que a(s)
arte pode promover formas de afirmação de identidade social.
comunidades periféricas passam a adquirir o gênero retrato.
personagens retratadas simbolizam a sociedade brasileira.
pintura funciona como instrumento de ascensão social.
imagens tradicionais preservam memórias afetivas.
Ao longo da história da arte brasileira, ficou reservado à população afro-brasileira um papel secundário nas cenas em que aparecem retratadas, isto é, quando eram inseridas nas pinturas. Produções de artistas renomados (como Jean-Baptiste Debret, por exemplo) representam a população negra de maneira exotizada por diversas vezes.
Ao trazer em seus retratos o protagonismo da população negra e inserir seus respectivos nomes nos títulos, Dalton Paula reorganiza o imaginário criado em torno dessas figuras devolvendo dignidade e lugar de sujeitos históricos. Portanto, a arte tem o atributo tanto de promover formas de afirmação da identidade social como, também, de apagá-las.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!