Questão 40 - Dia 1 - Branco - Enem 2025

Gabarito

Questão 40

Objetiva
40

TRADUZINDO O JURIDIQUÊS

"Denego a liminar pleiteada na exordial, inobstante após a oitiva da parte adversa e da dilação probatória possa lograr alcançar um outro epílogo para o deslinde da quaestio sub examine."

TRADUÇÃO

Não atendo, por ora, a liminar requerida na petição inicial, ainda que possa chegar a uma outra conclusão após ouvir a outra parte e avaliar as provas produzidas.

Proposta de emenda à Constituição 269 de 2013. Aplica-se aos Governadores e Prefeitos o Regime Geral de Previdência Social, vedada a concessão graciosa, após o término do mandato, de vantagem pecuniária, verba de representação, pensão ou subsídio.

TRADUÇÃO

Torna-se proibido pagar benefícios vitalícios para ex-prefeitos e ex-governadores.

Superinteressante, n. 322, ago. 2013 (adaptado).

Nesse texto, contribui para a construção da ironia a tradução das passagens escritas em “juridiquês” para uma variedade

Alternativas

  1. A

    padrão, que alcança o público em geral.

  2. B

    histórica, que registra a evolução das leis.

  3. C

    coloquial, que reproduz as relações sociais cotidianas.

  4. D

    erudita, que resgata a origem latina da língua portuguesa.

  5. E

    técnica, que facilita a circulação de informações no sistema judiciário.

Gabarito:
    A

A tradução das passagens escritas em “juridiquês” para a variedade padrão da língua contribui para a construção da ironia pelo contraste nessa comparação. Isso porque o excerto original, de compreensão hermética, tem passagens como “oitiva” substituídas por “ouvir a outra parte”, e “dilação probatória” por “avaliar as provas produzidas”. Assim, a linguagem utilizada na tradução é padrão por buscar um uso claro e correto, aproximando o conteúdo da mensagem de um leitor não especializado.

40

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!