Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, correspondentes a 13% da população livre. Em 1886, votaram nas eleições parlamentares pouco mais de 100 mil eleitores, ou 0,8% da população total. Houve um corte de quase 90% do eleitorado. O dado é chocante, sobretudo se lembrarmos que a tendência de todos os países europeus da época era na direção de ampliar os direitos políticos. O mais grave é que esse retrocesso foi duradouro. A Proclamação da República não alterou o quadro.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002 (adaptado).
De acordo com o texto, a participação no processo eleitoral brasileiro após a Reforma de 1881 sofreu uma variação que se explica pela
restrição de gênero.
exclusão de imigrantes.
comprovação de domicílio.
exigência da alfabetização.
obrigatoriedade do sufrágio.
O texto da questão compara o número de eleitores em 1872 com o número de eleitores em 1886. Em 1872 havia mais de um milhão de votantes, enquanto em 1886 houve um corte de 90% do eleitorado. Isso ocorreu, pois em 1881, foi feita uma Reforma Eleitoral na qual foi instituída a Lei Saraiva – que definiu como critério para o eleitorado ser alfabetizado.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!