Questão 50 - Unicamp - T e W - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 50

Objetiva
50

As imagens a seguir fazem parte da coleção International Dateline Collection III, exposta em um desfile internacional, organizado pela estilista brasileira Zuzu Angel, em Nova Iorque, no dia 13 de setembro de 1971.


Legenda: Vestido de noiva idealizado por Zuzu Angel.

Legenda: Desenho de quepe militar nas cores verde oliva, amarela, azulão-verde; com aba na cor verde direcionada para a direita. Possui inscrição do número "32" a lápis e à caneta, bem como o texto "verde oliva, amarelo, azulão-verde" e a palavra "azulão" registrados à caneta. Desenho utilizado em bordado de vestido.

Legenda: Desenho de canhão nas cores vermelha amarela, e azul. Possui bandeira na cor verde e bola na cor preta. Apresenta inscrição a lápis com o número "23" e assinatura "Carlos L" à caneta. Desenho utilizado em bordado de vestido.

(Imagens disponíveis em https://www.zuzuangel.com.br. Acesso em 01/08/2025.)

Sobre as criações de Zuzu Angel para a produção das peças e organização do desfile, é correto afirmar que a

Alternativas

  1. A

    utilização de um vestido de noiva, decorado com símbolos militares e desenhos infantis, amenizava a percepção internacional dos anos de chumbo do Brasil pós-AI5.

  2. B

    escolha por desenhos infantis, associados aos motivos militares, expressa uma denúncia do desaparecimento de presos políticos.

  3. C

    banalização de elementos militares, em um desfile de moda, mostra uma alienação de parte da classe artística brasileira diante do regime militar.

  4. D

    opção pelos motivos militares remonta à valorização do nacionalismo e à adesão da estilista à política externa do Regime Militar.

Gabarito:
    B

A estilista Zuzu Angel tornou-se símbolo da luta contra a repressão dos mecanismos de Estado na ditadura militar, pois seu filho Stuart Angel Jones fora assassinado pelo regime em maio de 1971. No vestido, Zuzu utiliza elementos estéticos ligados às crianças para simbolizar, de forma leve e sutil, que o Estado, através de homens com quepes e canhões, persegue e reprime os brasileiros. Esse fato fica claro em pássaros engaiolados, aviões e grades, simbolizando a inocência e a pureza perdidas dos desaparecidos políticos. As inscrições com números e nomes abreviados fazem menção à identificação usada para separar os presos nos porões do regime. Com esses elementos infantis e um vestido de noiva, a estilista pretendia passar pela censura sem ser notada e expor as mazelas da ditadura fora do Brasil.  

50

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!