Questão 28 - Unicamp - T e W - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 28

Objetiva
28

Leia os textos 1 e 2.

Texto 1

Aos óculos

Só fingem que põem

o mundo ao alcance

dos meus olhos míopes. 

Na verdade, me exilam

dele com filtrar-lhe

a menor imagem.

Já não vejo as coisas

como são: vejo-as como eles querem

que as veja.

Logo, são eles que veem,

não eu que, mesmo cônscio

do logro, lhes sou grato

por anteciparem em mim o Édipo curioso

de suas próprias trevas.

(PAES, J. P. Prosas seguidas de Odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, p. 63, 1992.)

Texto 2

“Do grego odé e do latim ōde (ou ōda), a ode era, na antiguidade clássica, um poema destinado a ser cantado, ou um canto alegre, triste ou lírico. Era um poema de alguma extensão, de elevado assunto ou nobre, expressando sentimentos ilustres, em homenagem a algo ou a alguém. Apresentava também a elaboração estrófica, bem como estilo formal nobre e cerimonioso”.

(Adaptado do verbete “Ode”, elaborado por Ana Ladeira. In: CEIA, C. E-Dicionário de termos literários (projeto abrigado pela Universidade Nova de Lisboa). Disponível em https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/ode. Acesso em 31/05/2025.)

No conto “Réplica”, que integra a coletânea No seu pescoço, de Chimamanda Adichie, a protagonista vive

Alternativas

  1. A

    o choque cultural, consequente das diásporas africanas contemporâneas, reelaborado pelas observações de Nkem.

  2. B

    as contradições culturais, consequentes do processo de recolonização da Nigéria, expressas pelos negócios ilícitos de Obiora.

  3. C

    a opressão feminina, consequente da falência do modelo africano de sororidade, como no relato de Ijemamaka.

  4. D

    o sentimento de nacionalismo, consequente das saudades de práticas culturais, como no estranhamento dos vizinhos brancos (povo oyibo).

    (ADICHIE, C. N. No seu pescoço. Tradução: Júlia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.)

Gabarito:
    A

O conto “Réplica”, de Chimamanda Ngozi Adichie, ilustra a experiência diaspórica de Nkem, uma mulher nigeriana que vive nos Estados Unidos enquanto seu marido, Obiora, permanece na Nigéria. A protagonista enfrenta o choque cultural característico das diásporas africanas contemporâneas: está fisicamente em outro país, mas afetiva e culturalmente ligada à terra natal. Ao longo do conto, Nkem observa diferenças de costumes e nas relações sociais. Esse conflito interno e a sensação de não-pertencimento é um ponto central no enredo. Além disso, a experiência da protagonista ilustra o deslocamento e a sensação de inadequação que marca a vida de muitos imigrantes. Sendo assim, a alternativa A é a mais adequada, considerando o recorte da vivência de Nkem neste conto.

28

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!