Questão 38 - Unicamp - T e W - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 38

Objetiva
38

Uma patente é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade de explorar comercialmente a sua criação. É necessário que a patente seja de uma criação inédita. Para ser explorada comercialmente, deve apresentar vantagens para quem vai adquiri-la e utilizá-la na produção a que se propõe. É com base nesses pressupostos que cientistas entraram com pedido de patente para um processo de produção de lítio a partir do minério α-espodumênio αLiAlSi2O6. Para explicar o seu novo método e compará-lo a um método convencional, os pesquisadores apresentaram a figura a seguir.

(Adaptado de SUBASINGHE, S.A.D.T. et al. Chemical Engineer Journal, v. 505, n. 159661, 2025.)

Considerando apenas essas informações, é correto afirmar que, em relação ao método convencional, esse novo método é

Alternativas

  1. A

    mais rápido e apresenta maior rendimento, porém consome mais carbonato na etapa final de separação do lítio.

  2. B

    mais intensivo em energia e com maior consumo de carbonato na etapa final de separação do lítio, porém com maior rendimento.

  3. C

    mais lento e apresenta menor rendimento, porém consome menos carbonato na etapa final de separação do lítio.

  4. D

    menos intensivo em energia e com menor consumo de carbonato na etapa final de separação do lítio, porém nada se pode afirmar acerca do rendimento.

Gabarito:
    D

O que o esquema mostra:

Convencional

  1. Calcinação do αLiAlSi2O6 a 1100 °C  βfase.
  2. Nova calcinação com H2SO4 a 325 °C.
  3. Lixiviação aquosa a 90 °C  Li+ em solução.
  4. Adição de CO32-  Li2CO3s.

Proposto

  1. Tratamento térmico com NaOH a 325 °C com silicato de sódio e lítio.
  2. Lixiviação em temperatura ambiente  Li+ em solução.
  3. Adição de CO32-  Li2CO3s.

Análise dos esquemas:

  • Energia: o método proposto elimina a calcinação a 1100 °C e a lixiviação a 90 °C  claramente menos intensivo em energia.
  • Carbonato na etapa final: ambos precipitam Li+ como Li2CO3 com CO32-; como o método proposto evita a etapa sulfúrica, tende a exigir menos carbonato, pois parte do carbonato é consumido pelos íons H+ provenientes da etapa sulfúrica CO32- + 2H+ CO2g + H2O.
  • Rendimento: o diagrama não informa conversões/eficiências  não dá para afirmar se o rendimento é maior ou menor.

A alternativa D é a correta pois apresenta um processo menos intensivo em energia e com menor consumo de carbonato na etapa final de separação do lítio, porém nada se pode afirmar acerca do rendimento.

Por eliminação as alternativas A e C especulam sobre rendimento/velocidade sem base; a alternativa B contradiz a evidência de menor demanda energética do método novo.

38

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!