Questão 41 - Unicamp - T e W - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 41

Objetiva
41

Leia os textos 1 e 2.

Texto 1

A adolescência é uma questão de corporificação do social. Mudanças físicas, como hormônios em ebulição, são importantes, mas elas não determinam como se experimenta a adolescência. Essa é uma questão de como as práticas sociais se relacionam com as mudanças físicas, dando significados sociais a eventos biológicos. A adolescência é um processo de se tornar participante do mundo adulto. Ela é um período em que corpos em
desenvolvimento enfrentam desafios, e às vezes são danificados. Instituições, incluindo a escola, e os poderes do mundo adulto são confrontados e negociados. Isso forma uma arena de prazer, humor, curiosidade, mas também de ansiedade e violência.

(Adaptado de CONNELL, R. Crescer como masculino. In: Gênero em termos reais. São Paulo: nVersos, p. 139-141, 2016.)

Texto 2

Ordens de gênero são centrais para a vida dos adolescentes. Quando insistem na diferença absoluta entre masculinidade e feminilidade criam um dilema e fazem com que os meninos exagerem na performance da masculinidade, procurando se aproximarem da posição social dos homens adultos. Práticas corporais, como a sexualidade e o esporte, se tornam importantes meios de diferenciação e espaços de produção das masculinidades hegemônicas e subordinadas. Aquelas que produzem maior status e prestígio masculino são as com os efeitos mais tóxicos sobre os corpos dos adolescentes, como por exemplo o hábito de fumar e praticar a violência física, etc.

(Adaptado de CONNELL, R. Crescer como masculino. In: Gênero em termos reais. São Paulo: nVersos, p. 139-151, 2016.)

A partir da leitura dos textos é correto afirmar que

Alternativas

  1. A

    a adolescência, como processo de participar do mundo adulto, desafia padrões previamente estabelecidos, promovendo riscos e violência que poderiam ser evitados caso tais padrões fossem mantidos.

  2. B

    masculinidades hegemônicas e subordinadas são produzidas biológica e socialmente, por meio de práticas corporais como a sexualidade e o esporte e em confronto com instituições, como a escola.

  3. C

    eventos biológicos associados às mudanças corporais da adolescência são significados socialmente, o que torna a ordem de gênero em que tais mudanças ocorrem importante para compreendermos masculinidades e feminilidades.

  4. D

    a precocidade na busca de status de adultos e do prestígio masculino por meninos adolescentes os torna ansiosos, fazendo das masculinidades juvenis contemporâneas um todo homogêneo e violento.

Gabarito:
    C

A alternativa C é correta porque os textos de Raewyn Connell enfatizam que a adolescência não é apenas um fenômeno biológico, mas um processo social, no qual os significados atribuídos às mudanças corporais variam conforme a cultura e as ordens de gênero. Assim, o modo como meninos e meninas vivenciam a adolescência depende das normas sociais, expectativas e relações de poder que estruturam o que se entende por “masculino” e “feminino”.

Essa perspectiva é sociológica porque relaciona biologia, cultura e instituições (como a escola) para compreender como as identidades de gênero são construídas socialmente, e como isso afeta a formação da masculinidade e da feminilidade, em vez de reduzi-las a diferenças naturais ou biológicas.

41

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!