Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Um celular de massa 100 g e calor específico médio de 2,0 J/(g°C), com bateria de 2 Ah de capacidade de carga e tensão de 5,0 V, é carregado completamente em 20 min por um carregador indutivo dotado de um solenoide de 20 espiras por centímetro, seção transversal circular de raio 0,5 cm e comprimento 2 cm. O celular possui um solenoide idêntico que se acopla perfeitamente ao solenoide do carregador durante o carregamento. O carregamento é realizado por ciclos, em cada qual a bobina do carregador é percorrida por uma corrente elétrica que varia linearmente entre 0 e 14 A em um período de tempo ∆t, o que induz uma f.e.m. de módulo igual à tensão da bateria na bobina do celular, permanecendo constante durante todo o processo de carregamento. O processo de carregamento foi responsável pelo aumento da temperatura média do aparelho de 20 ºC para 50 ºC.
Considerando que a bateria estava totalmente descarregada no início do processo, determine
a) o mínimo valor possível da potência média, em watts, fornecida pelo carregador;
b) o máximo valor possível de ∆t em segundos.
a) A energia total fornecida deve servir para carregar a bateria e aquecer o celular:
Energia armazenada na bateria:
Energia térmica absorvida pelo celular:
Assim:
Num tempo de 20 min, a potência mínima precisa fornecer pelo menos 42000 J.
b) Campo do solenoide:
Fluxo magnético total:
Força eletromotriz induzida:
Como a corrente varia linearmente:
Igualando à tensão da bateria:
Valores numéricos:
O tempo é máximo pois, com tempo maior que isso para a mesma variação de corrente, seria produzida uma tensão menor que 5 V.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!