Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Considere um objeto de massa que descreve uma trajetória elíptica sob a influência de uma estrela de massa . Devido a instabilidades internas, ele se separa em duas partes de massas e , com . Em um determinado instante, as posições das massas e são, respectivamente, dadas por , em que é o semieixo maior, é o semieixo menor e os focos da elipse descrita originalmente por estão no eixo .
Considerando que a origem do sistema de coordenadas coincide com o centro da elipse, determine:
a) ;
b) a menor energia potencial gravitacional possível do sistema nesse instante.
a)
O sistema permanece fechado para forças externas, logo, podemos afirmar que, apesar da separação em e , o de permanece percorrendo a trajetória elíptica original.
Posição do de :
Do enunciado, a órbita original é uma elipse de equação:
Como o de deve pertencer à elipse:
Assim:
ou
b)
Sabemos que:
Como a energia potencial gravitacional é negativa e depende do inverso da distância, para minimizá-la, precisamos que as massas estejam o mais próximas possível da estrela central.
Perceba que, independentemente de a estrela estar em ou , é melhor tomar , pois deixaria mais afastada do eixo .
Como as abscissas de e são positivas, tomar em minimiza as distâncias a e .
Logo, a condição do enunciado é satisfeita para , e em .
Distâncias de e a :
e
Portanto:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!