Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Respondendo à pergunta presente no primeiro verso do texto 1, vários versos apresentam paralelismo no seu modo de construção. Assinale a alternativa em que ocorre uma quebra de paralelismo semântico distinto das demais alternativas:
“Venho do morro, do Engenho, [...]” (linha 2)
“Venho das praias sedosas, [...]” (linha 7)
“Eu venho da minha terra, [...]” (linha 25)
“Venho da minha Maria [...]” (linha 28)
“Venho do além desse monte [...]” (linha 49)
A quebra de paralelismo semântico ocorre quando, proposital ou acidentalmente, há uma ruptura na relação lógica entre as palavras. Quando criada de forma intencional, corresponde a um recurso expressivo que enfatiza a mensagem do texto. Nesse sentido, é correto afirmar que esse recurso está presente na linha 28 do poema, tendo em vista que todas as alternativas anteriores apresentam um complemento verbal de valor locativo, como “do Engenho”, “das praias”, “da minha terra”, “do além desse monte”, enquanto o vigésimo oitavo verso apresenta um complemento distinto: “minha Maria”. Essa ruptura pode apresentar sentidos diversos, como, por exemplo, uma referência religiosa a uma figura cristã, ou simplesmente uma alusão a um nome comum no Brasil, o que pode enaltecer a cultura popular brasileira. De qualquer modo, trata-se de uma quebra de paralelismo com os demais complementos verbais, o que torna a alternativa correta.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!