Questão 3 - 2ª Fase - Dia 4 - IME 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 3

Objetiva
3

Leia atentamente o excerto do texto 1 abaixo:

"Venho do verde mais belo,

Do mais dourado amarelo,

Do azul mais cheio de luz,

Cheio de estrelas prateadas

Que se ajoelham deslumbradas

Fazendo o sinal da Cruz!" (linhas 55 a 60)

Sobre o uso expressivo da linguagem no texto, considere as seguintes afirmações:

  1. O fragmento faz referência, metonimicamente, à bandeira do Brasil.
  2. Observa-se a ocorrência da figura de linguagem prosopopeia, uma vez que as ações de “ajoelhar” e “fazer o sinal da Cruz” são atribuídas ao substantivo “estrelas”.
  3. Contribuindo para a musicalidade do texto, todos os versos apresentam rimas ricas, pois se busca similaridade sonora entre palavras de classes gramaticais distintas.

Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s):

Alternativas

  1. A

    I.

  2. B

    II.

  3. C

    III.

  4. D

    I e II.

  5. E

    II e III.

Gabarito:
    D

Assertiva I: correta. Ao descrever a terra natal dos soldados brasileiros, o poema faz uso das cores verde, amarela e azul, as quais caracterizam subjetivamente as paisagens do Brasil. Nesse sentido, é correto afirmar que a referência explícita a essas cores estabelece uma relação metonímica entre elas e a bandeira brasileira, tendo em vista que são consensualmente associadas ao Brasil.

Assertiva II: correta. A personificação, também chamada de “prosopopeia”, consiste em atribuir uma virtude, comportamento ou ação humana a algo não humano, como animais, objetos e estrelas. Esse processo é construído no poema, o que torna a assertiva correta.  

Assertiva III: incorreta. Os vocábulos “belo”, “amarelo” e “prateadas” são usados para exprimir uma qualidade aos substantivos que os antecedem. Dessa forma, devem ser classificados como adjetivos, o que impossibilita afirmar que o poema faz uso de rimas ricas. Assim, o texto empregou predominantemente rimas pobres, ou seja, paridade sonora entre palavras da mesma classe morfológica.

3

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