Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Leia atentamente o excerto do texto 1 abaixo:
"Venho do verde mais belo,
Do mais dourado amarelo,
Do azul mais cheio de luz,
Cheio de estrelas prateadas
Que se ajoelham deslumbradas
Fazendo o sinal da Cruz!" (linhas 55 a 60)
Sobre o uso expressivo da linguagem no texto, considere as seguintes afirmações:
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s):
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Assertiva I: correta. Ao descrever a terra natal dos soldados brasileiros, o poema faz uso das cores verde, amarela e azul, as quais caracterizam subjetivamente as paisagens do Brasil. Nesse sentido, é correto afirmar que a referência explícita a essas cores estabelece uma relação metonímica entre elas e a bandeira brasileira, tendo em vista que são consensualmente associadas ao Brasil.
Assertiva II: correta. A personificação, também chamada de “prosopopeia”, consiste em atribuir uma virtude, comportamento ou ação humana a algo não humano, como animais, objetos e estrelas. Esse processo é construído no poema, o que torna a assertiva correta.
Assertiva III: incorreta. Os vocábulos “belo”, “amarelo” e “prateadas” são usados para exprimir uma qualidade aos substantivos que os antecedem. Dessa forma, devem ser classificados como adjetivos, o que impossibilita afirmar que o poema faz uso de rimas ricas. Assim, o texto empregou predominantemente rimas pobres, ou seja, paridade sonora entre palavras da mesma classe morfológica.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!