Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

No texto 1, canta-se com patriotismo a saudade da terra natal sentida pelos militares brasileiros da FEB, Força Expedicionária Brasileira, enviados ao combate durante a II Guerra Mundial. Assinale a alternativa que identifica, na canção, versos que tragam uma marca de interlocução entre o eu lírico e o leitor.
“Eu venho da minha terra, / Da casa branca da serra [...]” (linhas 25 e 26)
“Não permita Deus que eu morra / Sem que eu volte para lá; [...]” (linhas 14 e 15)
“Venho de além desse monte / Que ainda azula o horizonte, [...]” (linhas 49 e 50)
“Venho da minha Maria / Cujo nome principia [...]” (linhas 28 e 29)
“Você sabe de onde eu venho? / É de uma pátria que eu tenho [...]” (linhas 37 e 38)
A interlocução consiste em uma marca dialogal estabelecida entre o emissor e o receptor da mensagem. Ela pode ser estruturada, por exemplo, com vocativos, pronomes em segunda pessoa e verbos conjugados no modo imperativo. Além dessas estruturas, também pode ser feita por meio de enunciados interrogativos, nos quais há um diálogo explícito entre o locutor e o interlocutor. É o que ocorre no trecho “Você sabe de onde eu venho?”, no qual o uso do pronome de tratamento e a interrogação revelam a interação em curso.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!