Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

“Venho das praias sedosas,
Das montanhas alterosas,
Dos pampas, do seringal,
Das margens crespas dos rios,
Dos verdes mares bravios
Da minha terra natal.” (texto 1, linhas 7 a 12)
Quanto ao excerto destacado do texto 1, considere as seguintes afirmações:
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s):
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
A afirmativa I está incorreta, pois a palavra "praias", por mais que se encaixe na descrição de dífono, que consiste na sequência de dois sons vocálicos emitidos em sílabas diferentes (ditongo "ai" seguido da vogal "a" presente em outra sílaba: prai-as), a afirmação diz que são "dois ditongos em sequência", o que não ocorre na palavra, pois “ai” é um ditongo (união de dois fonemas vocálicos na mesma sílaba), mas o “as” não é outro ditongo.
A afirmativa II está incorreta, pois os adjetivos “sedosas” e “crespas”, apesar de remeter ao sentido do tato, caracterizam, respectivamente, os substantivos “praias” e “margens”, que não fazem referência a nenhum campo sensorial, não podendo se afirmar, portanto, que ocorre uma sinestesia - figura que consiste na mistura de sensações diferentes.
A afirmativa III está correta, pois encontro consonantal é a sequência de consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes, em que ambas as consoantes são pronunciadas, o que ocorre entre a consoante “R” ao final da sílaba “mar” e a consoante “G” no início da sílaba “gens”. Além disso, há a ocorrência de um ditongo fonético, já que, na sílaba “gens”, a letra “e” é uma vogal seguida pelo som de uma semivogal representado pelo “ns”, que foneticamente apresenta o som de “i”.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!