Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

“As relações intertextuais estabelecidas por copresença são aquelas em que é possível perceber, por meio de distintos níveis de evidência, a presença de fragmentos de textos previamente produzidos, os quais são encontrados em outros textos. (...) A referência diz respeito ao processo de remissão a outro texto sem, necessariamente, haver citação de um trecho. A remissão pode realizar-se, por exemplo, por meio da nomeação do autor do intertexto, do título da obra, de personagens de obras literárias etc.”
(CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013. P.147-150.)
Quanto ao texto 1, considere as seguintes afirmações:
I. Inspirado na “Canção do Exílio”, o texto 1 constrói uma paráfrase da obra de Gonçalves Dias, expoente da Primeira Geração do Romantismo, marcada por exaltar o sentimento patriótico e o ideal nacionalista.
II. No verso “Lábios de mel de Iracema” (linha 32), ocorre uma referência direta ao Romantismo Brasileiro que integrou a vertente indianista do movimento idealizando o indígena como símbolo da identidade nacional.
III. A presença de fragmentos como a clareza do propósito e a beleza idealizada da terra natal revela o objetivismo e o bucolismo explorados na “Canção do Expedicionário”, traços marcantes do Romantismo.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s):
I.
II.
III.
I e II.
I, II e III.
Assertiva I: correta. Os dois poemas resgatam a imagem do ufanismo, ou seja, do orgulho ao pertencimento à terra natal. Além disso, apresentam descrições subjetivas acerca das belezas naturais do país, o que permite classificá-los como textos de caráter romântico.
Assertiva II: correta. No verso, há uma paráfrase da célebre sentença usada para descrever Iracema: “A virgem dos lábios de mel”. Desse modo, a “Canção do Expedicionário Brasileiro” resgata um importante romance da história literária nacional, símbolo da vertente indianista do romantismo.
Assertiva III: incorreta. O romantismo é classificado, sobretudo, como uma escola literária que faz reiterado uso de estruturas subjetivas, com emprego constante de marcadores de pessoalidade e de recursos expressivos, como figuras de linguagem e ambiguidades propositais. Além disso, o bucolismo é um tópico comum na literatura árcade, a qual resgata valores da cultura greco-romana, como a idealização da vida campestre e pastoril, o que afasta esse movimento literário do romantismo. Dessa forma, a assertiva oferece uma classificação inadequada para o poema.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!