Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

A expressão “De volta ao básico”, encontrada no título do texto 2, faz referência:
ao abandono do GPS como ferramenta de localização das tropas em locais de conflito, devido à possibilidade de ataques cibernéticos que impedem seu funcionamento.
ao reconhecimento da superioridade de métodos mais antigos de orientação espacial das tropas, como mapas e bússolas, devido a defeitos recorrentes em aparelhos de GPS.
ao resgate de métodos antigos de orientação das tropas pelas forças armadas finlandesas, devido à instabilidade de aparelhos de GPS diante de ataques cibernéticos.
à necessidade de empresas do setor de defesa de reformularem seus produtos, criando estratégias para que estes se tornem mais resistentes a bloqueios e manipulações.
à previsão de que, no futuro, não será mais possível contar com a ajuda de satélites em contextos de guerra, pois estes tendem a ser os primeiros a desaparecer com a evolução de métodos de ataque cibernético.
O título da notícia mostra que, embora tecnologias atuais, como o GPS, possam favorecer a sociedade civil, seu uso em contextos militares oferece riscos e exige cautela das Forças Armadas. Isso porque as guerras atuais também são travadas em campo científico, visto que potências como a Rússia e a OTAN podem desestabilizar as tecnologias de seus adversários como forma de galgar vantagens estratégicas no conflito. Um exemplo concreto dessa disputa virtual é o GPS, pois essa tecnologia pode sofrer interferências dos adversários, impossibilitando seu uso de forma confiável. Assim, as tropas atuais devem ser treinadas para medir situações em que o uso desse recurso atual é ineficiente, momento em que o planejamento estratégico precisa ser feito de modo manual, baseando-se em mapas impressos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!