Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Atualmente 80% do comércio mundial transita pelos mares, principalmente em rotas que passam pelos Canais do Panamá e de Suez. Com a redução das calotas polares, novas rotas estão surgindo no Ártico. Mesmo com sua fragilidade ambiental, a região passou a ser uma nova fronteira para o comércio mundial.
Carto Le monde en cartes, n.59, maio-junho 2020 (Adaptado).
Com base no texto, na leitura do mapa e em seus conhecimentos sobre as rotas marítimas, assinale a alternativa correta.
A rota que liga os portos de Murmansk a Churchill é vantajosa em razão da facilidade de acesso e de não interferir na Zona Econômica Exclusiva, evitando conflitos territoriais.
Os percursos advindos das rotas Noroeste e Nordeste possibilitam maior estratégia geopolítica dos países pertencentes à região, que utilizam, para isso, todas as zonas turísticas como sítios para bases militares.
A rota Nordeste, que liga Roterdã a Shangai, aumenta a distância percorrida pelas frotas marítimas e ainda pode ser ameaçada pela ampliação da cobertura de gelo no futuro.
A rota Noroeste, que liga Ásia a América, é percurso já consagrado pelo tráfego marítimo intenso, por sua menor distância e por percorrer muitos portos comerciais e bases militares.
O fluxo comercial possibilitado pelas rotas Noroeste e Nordeste tende a se concentrar no Estreito de Bering, reduzindo a distância a ser percorrida em relação aos trajetos via Canais do Panamá e de Suez.
O texto destaca que a redução das calotas polares possibilita o surgimento de novas rotas comerciais. O mapa menor ilustra como essas novas rotas são mais curtas, o que as torna mais eficientes economicamente para o comércio marítimo global.
A alternativa E aponta corretamente que as rotas Noroeste e Nordeste se concentram no Estreito de Bering (onde se encontram) e são mais curtas do que as rotas pelos canais de Suez e do Panamá. Essas informações estão presentes nos mapas apresentados.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!