Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O processo de mumificação usado pelos egípcios começava com a retirada dos órgãos e desidratação do corpo utilizando uma mistura natural, obtida em leito de lagos, de sais solúveis de sódio, como carbonato, hidrogenocarbonato, cloreto e sulfato. Após a desidratação, o corpo era preenchido com uma mistura de serragem e ervas aromáticas como canela, cássia, mirra e até mesmo cebola, que, por conterem álcoois e aldeídos com propriedades antimicrobianas, dificultavam a decomposição do corpo. Por fim, o corpo era envolvido em tecido embebido em resinas insolúveis em água, como betume ou óleo de cedro, que, após seco, formava uma camada impermeabilizante.
A partir dessas informações, assinale a alternativa correta.
Os sais de sódio mencionados, por serem hidrofílicos, repelem a água.
Propanona e hexano são exemplos de álcoois e aldeídos antimicrobianos.
Assim como o betume e óleo de cedro, qualquer outro composto orgânico serviria como impermeabilizante.
Todo sal iônico poderia ser utilizado em substituição aos sais de sódio mencionados.
A impermeabilidade conferida pelas resinas se deve às suas características apolares ou muito pouco polares.
As resinas insolúveis em água conferem impermeabilidade por serem hidrofóbicas, o que é consequência de serem apolares ou muito pouco polares.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!