Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
A figura a seguir representa a variação espacial da temperatura do ar por tipo de área, considerando diferentes padrões de uso e ocupação do solo de um município.
Revista Pesquisa FAPESP – Setembro/2023 (Adaptado).
A explicação para as características desse perfil de temperatura do ar deve-se
à maior ocorrência de áreas verdes nas periferias, que absorvem mais radiação solar e aquecem o ambiente, ultrapassando os
à maior absorção de radiação solar nas áreas centrais das cidades, compostas em sua maioria por asfalto, vidro e concreto.
ao efeito de sombreamento dos edifícios nas áreas centrais, com maior disponibilidade de radiação solar e temperaturas inferiores a
à presença de áreas comerciais e residenciais ao longo de todo perfil, que elevam a temperatura acima dos e reduzem a umidade.
à maior reflexão da radiação solar nas áreas centrais pelo asfalto, por apresentarem albedo menor que as superfícies vegetadas.
A figura apresenta o esquema clássico das ilhas de calor, fenômeno definido como o aquecimento e a queda de pressão das áreas centrais urbanas das cidades de médio e grande porte. A variação de temperatura é justificada pela ocupação do solo de forma desordenada, além do desequilíbrio urbano entre as áreas centrais e periféricas. O maior porte das construções (verticalização urbana), a carência de áreas verdes e a impermeabilização excessiva da superfície justificam o aumento das temperaturas nas áreas centrais. Os prédios elevados e numerosos do centro limitam a circulação dos ventos e dificultam a dispersão do calor. A combinação asfalto-concreto reduz o albedo da superfície, o que aumenta a absorção de energia e, consequentemente, eleva a temperatura das áreas centrais.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!