Questão 75 - Prova V3 - Fuvest 2025

Gabarito

Questão 75

Objetiva
75

     “O que torna possível o surgimento de uma ‘cultura do cancelamento’ é um cenário em que os detentores de poder econômico e/ou político vislumbram a utilização de valores morais como valores de mercado, seja no campo da publicidade, seja no campo da responsabilidade social da empresa.

     O conjunto de valores defendidos pelos movimentos sociais que lutam por reconhecimento e respeito à diversidade tornam-se atributos exigidos por diversas empresas como elemento fundamental nas suas escolhas de investimento.

     Sendo assim, a sanção específica realizada pelos agentes do ‘cancelamento’ procura atingir não a liberdade do sujeito que supostamente ofende valores morais relevantes, que seria o instrumento coercitivo tradicionalmente previsto no direito penal, ou mesmo buscar reparações indenizatórias, instrumento de resposta a atos ilícitos no direito civil, mas sim impedir, restringir ou infligir danos na trajetória econômica e/ou profissional do sujeito ‘cancelado’.

     Nesse contexto, a ‘cultura do cancelamento’ representa um mecanismo de eliminação do mercado, em casos considerados graves, ou, em outros casos, de mera diminuição relativa do capital, de sujeitos ineficientes em fator competitivo específico, como inadequação de valores morais ostentados, por atos e/ou palavras, em determinados ambientes sociais.”

MARTINS, Tamires de Assis Lima; CORDEIRO, Ana Paula. A cultura do cancelamento: contribuições de um olhar sociológico. Extraprensa, v.15, n. esp., p.39, mai.2022 (Adaptado).

Segundo o texto, a cultura do “cancelamento”

Alternativas

  1. A

    busca punir transgressões a valores morais caros aos canceladores com danos à vida econômica do cancelado. 

  2. B

    aplica os instrumentos coercitivos do direito penal ao contexto da internet para impedir o crescimento profissional do cancelado.

  3. C

    é uma resposta natural à emergência de movimentos sociais que lutam por respeito à diversidade e por mais poder econômico.

  4. D

    elimina profissionais do mercado com o objetivo de desmoralizar as empresas contratantes, causando-lhes prejuízos. 

  5. E

    visa a aumentar a competição entre as empresas, que se valem do cancelamento para eliminar valores morais que consideram irresponsáveis. 

Gabarito:
    A

Segundo o texto, a cultura do “cancelamento” elimina do mercado (pune) quaisquer transgressões a “valores morais ostentados, por atos e/ou palavras”, pelo chamado “cancelador”. Ainda conforme as autoras, pode ocorrer também a “diminuição relativa do capital” do cancelado. 

75

Downloads

  • Provas

  • Outros arquivos

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!