Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Em países frios, é comum o uso de pequenos aquecedores de mãos, normalmente descartáveis, que podem ser colocados dentro de luvas. Uma alternativa mais sustentável é o aquecedor de mão reutilizável, que é constituído por uma solução aquosa supersaturada de acetato de sódio armazenada em um reservatório maleável, conforme mostrado na figura a seguir.
Um choque mecânico nesse reservatório perturba a solução supersaturada e leva à precipitação do sal, resultando no seu aquecimento. Após o uso, o aquecedor pode ser regenerado por imersão em água quente, que dissolve o sal, deixando-o pronto para ser reutilizado.
Em relação à operação desse aquecedor, é correto afirmar:
A precipitação do acetato de sódio é exotérmica e sua solubilização é endotérmica.
A diminuição da temperatura aumenta a solubilidade do acetato de sódio.
A solubilização do acetato de sódio para a regeneração do aquecedor libera energia, aquecendo o banho de água.
Quando o aquecedor é regenerado, a solução interna passa de supersaturada para uma solução diluída.
A concentração de acetato de sódio na solução dentro do reservatório não muda durante a regeneração do aquecedor.
Enquanto a solução supersaturada se torna saturada com corpo de fundo, o sistema cede calor ao meio externo (fenômeno exotérmico).
Na solubilização do acetato de sódio por banho em água quente, o sistema absorve calor (fenômeno endotérmico).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!