Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
PALACIO, Ángela. Privilegiados. Libro de lectura inicial. Buenos Aires: Kapelusz, 1954. Apud CAPELATO, Maria Helena. Multidões em cena. Propaganda política no varguismo e no peronismo. Campinas: Papirus, 1998. p.88-91.
As imagens mostram páginas de uma cartilha de alfabetização produzida durante o governo de Juan Domingo Perón na Argentina (1946-1955). As ilustrações
atribuem valor idêntico à presença de homens e de mulheres nas esferas pública e privada.
revelam a neutralidade do material no que diz respeito às posições políticas e às relações entre gêneros.
ressaltam a importância da formação intelectual das mulheres oriundas dos setores populares.
fazem propaganda do regime político e demarcam as funções da mulher como mãe e esposa.
desenvolvem crítica político-partidária à estrutura patriarcal e à política popular.
A propaganda do regime peronista, historicamente identificado no espectro do populismo latino-americano, procurava provocar a identificação do cidadão comum com a família encabeçada pelo seu governante, Juan Domingo Perón. Na primeira ilustração, Eva Perón é associada à figura materna. Na segunda, é ressaltado o estereótipo da esposa. Ou seja, nas duas ilustrações Eva Perón é retratada de forma a reforçar o papel esperado da mulher na família tradicional argentina, o que refere-se à alternativa D.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!