Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A produção de vacinas exige uma sequência de procedimentos, além do cumprimento estrito de verificações de segurança. No esquema, estão demonstradas as etapas básicas realizadas para a fabricação de uma vacina utilizando a tecnologia tradicional e o efeito dela no organismo.

O antígeno utilizado na vacina causa um efeito protetor contra o vírus porque
mata o vírus pela ligação.
aglutina o vírus por associação.
contém imunoglobulinas de defesa.
induz a produção de proteínas neutralizadoras.
mantém a quantidade de anticorpos preexistentes.
Uma área extremamente importante da biotecnologia é a produção de vacinas, que exige uma sequência de etapas experimentais para cumprir sua eficiência biológica e de segurança. O princípio biológico é “imitar uma infecção” sem causar doença: utiliza-se o patógeno (causador da doença), neste caso, um vírus inativado, que, ao entrar em contato com o sistema imune, irá ativá-lo, em uma primeira resposta que estimula a imunidade adaptativa, gerando anticorpos (proteínas neutralizadoras) e células de memória. Dessa forma, o indivíduo vacinado, ao entrar posteriormente em contato com o vírus ativo, já possui um repertório imunológico capaz de reconhecê-lo, como os anticorpos, que irão combatê-lo com rapidez e eficiência, impedindo sua proliferação e o desenvolvimento da doença.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!