Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Um empresário utiliza máquinas cuja pressão interna P, em atmosfera, depende do tempo contínuo de utilização t, em hora, e de um parâmetro positivo K, que define o modelo da máquina, segundo a expressão:
O fabricante dessas máquinas recomenda ao usuário que a pressão interna desse tipo de máquina não ultrapasse 10 atmosferas durante seu funcionamento.
O empresário pretende comprar novas máquinas desse tipo que deverão funcionar, diariamente, por um período contínuo de 10 horas. Para isso, precisa definir o modelo de máquina a ser adquirida escolhendo o maior valor possível do parâmetro K, atendendo à recomendação do fabricante.
O maior valor a ser escolhido para K é
Resolução 1 (Gabarito D):
Sendo P = 10 atm e t = 10 horas, tem-se:
Resolução 2 (Gabarito A):
Pelo texto,
A função f(t) = –K (t + 1)(t – 19) é uma parábola com a sua concavidade para baixo e tem seu máximo quando no . Dado que o é o ponto médio das raízes:
Observação sobre a questão:
Ao analisar o enunciado, identificamos que existem duas maneiras possíveis de interpretar o parâmetro tempo e, consequentemente, duas formas de resolver o problema. A diferença entre as abordagens está no entendimento do significado de tempo contínuo de utilização da máquina.
1. Primeira interpretação:
Consideramos que o valor de t representa apenas a quantidade total de horas ininterruptas em que a máquina permaneceu em funcionamento. Nesse caso, basta verificar qual valor numérico de t influencia a função da pressão para determinar o resultado. Essa é a Resolução 1.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!