Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Em uma comunidade rural, os moradores utilizam uma bomba-d’água alimentada por de tensão contínua, podendo variar em até . Um eletrotécnico pretende instalar placas fotovoltaicas para alimentar essa bomba. As placas são idênticas e cada uma apresenta tensão de operação igual a com corrente de . Além disso, cada placa apresenta de tensão elétrica, quando em circuito aberto. Assim, considerando que a placa descrita é um gerador não ideal, em circuito aberto ela pode ser representada conforme a figura:
![]()
O eletrotécnico construiu um circuito que permite à bomba-d’água operar corretamente com o menor número possível de placas conectadas. Para isso, desenhou um diagrama no qual todas essas placas são representadas como um único gerador não ideal, com a especificação das correspondentes características elétricas.
O diagrama que representa o circuito construído pelo eletrotécnico é:





Analisa-se cada placa separadamente:
A tensão mínima de operação é 95 V. Logo, o número mínimo de placas para satisfazer essa condição é 3.
Cada uma fornece uma tensão de operação de 34 V, totalizando, com as 3 placas, 102 V, que supera o valor mínimo necessário para alimentar a bomba, mas não extrapola o valor máximo de 105 V.
Portanto, monta-se um circuito equivalente referente à junção das 3 placas, o primeiro visto abaixo. Realizando a associação das tensões e das resistências, chega-se ao circuito final:
__904193df-2b44-466d-8cae-a59a9166262f.png)
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!