Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Uma pessoa tem um carro biocombustível, que funciona a gás natural veicular (GNV) e a gasolina. O rendimento do carro, medido em , no caso do gás, ou medido em km/L, no caso da gasolina, depende, entre outros fatores, da velocidade, em km/h, em que o carro trafega. Essa relação está em conformidade com estes gráficos.
__123fbcda-5763-42bf-92d1-2ba173ac70b6.png)
__2d78b831-e2fa-404f-9e37-63e5e711b19b.png)
Durante um feriado, essa pessoa realizou uma viagem de 240 km. Para obter uma estimativa de gasto de combustível, assuma que em todo o trajeto se manteve em velocidade constante de 60 km/h. Considere que, durante metade do caminho, foi utilizado apenas GNV e, na outra metade, apenas gasolina. O que foi pago pelo metro cúbico de GNV e pelo litro de gasolina correspondeu, respectivamente, a R$ 2,00 e a R$ 3,00.
Qual foi a diferença, em real, entre os gastos totais com gasolina e com GNV?
4
8
14
21
30
Como a velocidade foi de 60 km/h em todo o percurso, de acordo com os gráficos, o rendimento do carro utilizando gás foi de e com gasolina foi de 8 km/L.
O percurso total foi de 240 km; metade foi feito com gás e metade com gasolina. Então:
Portanto, a diferença entre o custo da gasolina e o do gás foi de .
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!