Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Pesquisa pioneira no Brasil propõe o uso de energia do solo para climatizar edifícios
Pela primeira vez na história, o Brasil terá um prédio que usa energia do solo para climatizar seus ambientes. Uma pesquisa inovadora avaliou o uso das fundações de edifícios como meio para a troca de energia térmica entre o prédio e o subsolo. A energia geotérmica é aquela encontrada dentro da crosta terrestre, seja no solo, nas rochas ou mesmo na água, sendo identificada pela temperatura. Essa energia pode ser transferida para a superfície por processos de troca térmica a partir das fundações da edificação.
Disponível em: https://jornal.usp.br. Acesso em: 7 nov. 2021 (adaptado).
Para o sistema elétrico brasileiro, a expansão de tecnologias como a descrita no texto representa uma tendência de
homogeneização da oferta da matriz produtiva.
ampliação do consumo em unidades residenciais.
redução da pressão sobre as usinas hidrelétricas.
estagnação do consumo em unidades industriais.
superação da necessidade de recursos renováveis.
A matriz elétrica brasileira apresenta alta dependência das usinas hidrelétricas, responsáveis por mais de 60% da eletricidade gerada no país. Nesse contexto, a ampliação do uso de fontes alternativas, como a energia geotérmica, contribui para diversificar a base energética nacional, reduzir a pressão sobre os reservatórios e garantir maior segurança no abastecimento, principalmente em períodos de estiagem prolongada.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!