Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Só entende os corações desse lugar quem mergulha nesse mar a perder de vista e recoberto de cana caiana, cana fita, cana roxa, cana-de-macaco, açúcar, melado, rapadura, aguardente, fumo, mandioca, quiabos, pimentas, moendas, frutas, fruta-pão, sobrados, senzalas, tachos, casa de purgar. Um reino dentro de outro, com tudo o que se tem direito: reis, rainhas, príncipes e princesas, bobos da corte, cortesãos, conselheiros e escravos, muitos escravos. [...]
A corte do massapé, como qualquer outra na história da humanidade, fazia tudo para não deixar escapar nenhum mísero grão do seus domínios para quem estivesse de fora do seu apertado círculo. Os nomes se repetiam de pai para filho, para sobrinho, para netos e bisnetos, de forma concêntrica e repetitiva, para que não pairasse nenhuma dúvida de que são todos da mesma parentela. As farinhas todas num mesmo saco brasonado.
CRUZ, E. A. Água de barrela. Rio de Janeiro: Malê, 2018.
Nesse fragmento, o narrador enumera o resultado do trabalho com a terra, o qual, no contexto em que aparece,
espelha a permanência dos privilégios de classe.
oferece um panorama da população do campo.
mostra os benefícios da fartura na agricultura.
defende a importância da atividade coletiva.
valoriza o trabalho ao longo das gerações.
O narrador, após enumerar o resultado do trabalho com a terra, indicando produtos como os tipos de cana, o açúcar, o melado e a rapadura, aponta, a partir da referência clássica às relações hierárquicas de um reino, que nomes se repetem entre gerações para que não haja “nenhuma dúvida de que são todos da mesma parentela”. Como, de acordo com o texto, não usufrui da produção do trabalho quem não faz parte do círculo que está no poder (as referidas gerações com o mesmo nome), infere-se que certo privilégio de classe tem sido perpetuado, ideia corroborada pela alternativa A da questão.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!